Está a decorrer desde o passado dia 13 de setembro, em Düsseldorf, na Alemanha, o ‘Metro Unboxed’, uma iniciativa da Metro onde os 25 mercados no qual a empresa está presente estão a demonstrar de que forma estão a inovar e como pretendem desenhar o futuro do retalho. A Makro Portugal decidiu levar consigo um manifesto para a nova gastronomia nacional e em parceria com o Sangue na Guelra quer mostrar que tem “sangue a correr-lhe nas veias”.
Durante a apresentação para a imprensa, a mensagem foi clara: depois da mudança na estrutura da companhia agora concluída, a Metro está empenhada em desenhar o futuro do retalho com os seus parceiros, uma aposta que passará necessariamente pelo digital.
Essa visão estará patente até ao próximo dia 2 de outubro na exposição que a empresa montou no centro de Düsseldorf e onde se podem sentir os aromas do mar japonês, do vinho moldavo, do presunto serrano espanhol, dos tomates da Bulgária ou do que de melhor se está a fazer na gastronomia lusa.
Num total de 2000 metros quadrados divididos por dois andares, estão expostas as propostas das diferentes filiais do Grupo Metro espalhadas pelo mundo, que com o seus colaboradores locais desenharam um stand que personificasse o ‘sabor’ dos seus países.
A Makro Portugal decidiu convidar a equipa portuguesa do Sangue na Guelra, evento que patrocina desde o início e que na sua quinta edição continua a dar cartas e a mostrar de que é feita a nova gastronomia portuguesa. Durante os dias do ‘Metro Unboxed’, vários chefs portugueses passarão pelo stand da Makro Portugal com as suas propostas gastronómicas inovadoras e para mostrar a importância da relação de proximidade que a empresa tem vindo a desenvolver com o setor da restauração, um dos seus maiores parceiros, com um total de 48 mil clientes registados.
Outra das novidades reveladas durante o evento foi o reforço da aposta do Grupo nas marcas próprias, que declarou já o ano de 2018 como o ‘Ano das Marcas Próprias’. Em Portugal, a gama de produtos da empresa adota o nome Makro Chef e vai passar a contar com mais referências produzidas localmente, como já acontece com produtos como o azeite, o óleo, as gelatinas, as mousses e os petit gateaus.
Philippe Palazzi, Operating Partner para Portugal, França e Espanha da Makro, explicou à DISTRIBUIÇÃO HOJE que “trabalhar localmente não é apenas importante para a Metro, mas também para o consumidor, porque a comida tem muito a ver com cultura. E quando falamos de Portugal, vemos que aquilo que é mais marcante, para além da história e das pessoas, é a cultura de comida que existe. A importância da comida na cultura é tão forte que ainda que sejamos uma empresa global, temos que ter um sortido local e que trabalhar com pequenos produtores para servir os nossos clientes. As pessoas em Portugal querem comer comida local e acho que essa é uma responsabilidade social que temos: proteger restaurantes independentes. Seria muito mau se de repente em todas as culturas só existissem grandes cadeias como Starbucks Coffee ou McDonald’s. Não é isso que queremos. Queremos diversidade de sabores e é isso que temos como meta e que vamos apoiar.”
por Ana Rita Costa
fonte: www.distribuicaohoje.com