Esta semana surgiu uma petição online na plataforma change.org, criada pela fotógrafa e influenciadora Tati Bruening, que pede o regresso do antigo Instagram e o fim das imitações de outras redes sociais como o TikTok. Até ao momento, já conta com quase 200 mil assinaturas e conseguiu chamar a atenção de nomes conhecidos como as irmãs Kardashian, que apoiam o regresso a uma rede social mais simples.
Mas o que despoletou, então, o desagrado colectivo agora espelhado nesta petição? Tudo se deve às recentes alterações feitas na plataforma, especialmente ao longo do último ano, que alteraram intrinsecamente o mecanismo de utilização da rede social pertencente à Meta.
O surgimento do TikTok e o seu crescimento exponencial a nível mundial durante a pandemia, levaram os responsáveis pelo Instagram a criar uma forma de fazer face a este sucesso: os vídeos de curta duração Reels, tal como o conteúdo partilhado na app chinesa. Se a teoria até fazia sentido, a prática nem por isso. Esta nova forma de publicação revelou-se pouco inovadora, já que grande parte dos vídeos publicados são apenas “reposts” do TikTok.
Além disso, o IGTV, que permitia o carregamento de vídeos de longa duração, desapareceu para também ser substituído por Reels. É caso para dizer “Reels, Reels everywhere” ou “Reels aos molhos”. Estas mudanças, a acrescentar ao desfavorecimento das publicações de fotos das contas seguidas pelos utilizadores, resultam assim num pedido directo à rede social que traga de volta o feed cronológico e que ouça os seus criadores.
Adam Mosseri, head of Instagram, já se pronunciou no Twitter, ao partilhar um vídeo onde explica todas estas mudanças na rede social que lidera e deixa um alerta: «ao longo do tempo, o Instagram vai ser cada vez mais vídeo e menos fotos». O responsável acrescenta que, embora continuem a tentar colocar as publicações dos seguidores no topo do feed e das stories, também vão «precisar de evoluir, porque o Mundo está a mudar rapidamente» e também terão de mudar com ele.
notícia extraída de www.marketeer.sapo.pt