A época de compras de Natal de 2023 registou o seu pico às 12h13 de 23 de Dezembro com 393 transacções por segundo. Este número representa, de acordo com a SIBS Analytics, um novo máximo histórico processado na Rede Multibanco.
Os dados demonstram que o consumo em Portugal, no mês de Dezembro de 2023, aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 16% em número de operações face ao ano anterior. Os dias 21, 22 e 23 de Dezembro foram os que registaram um volume maior de operações, tendo sido registada neste período mais de 8 milhões de operações por dia.
O crescimento do consumo foi, contudo, mais expressivo nas compras online: aumentaram 37,9%, em 2023, enquanto as compras em loja registaram uma subida de 12,5% face ao período homólogo de 2022 – estes avanços acompanham a tendência já registada no último ano.
Também o MB Way continua a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as suas compras, algo que é visível tanto nas compras online como nas compras físicas. No último mês de 2023, os pagamentos em loja através do MB Way cresceram 1,8x face ao período homólogo de 2022 e as compras online registaram um incremento de 1,7x face ao mesmo período.
O SIBS Analytics revela ainda que os sectores com maior aumento de pagamentos, isto é aqueles que registaram maior variação do número de compras em Dezembro 2023 face ao resto do ano (Janeiro-Novembro de 2023) foram os de Casa & Decoração (sector que cresceu 2,2x), Jogos & Brinquedos (2,0x), Perfumaria & Cosmética (1,9x) e Roupa & Acessórios (1,8x).
notícia extraída de marketeer.sapo.pt